domingo, 7 de setembro de 2014

Dança: JOAQUÍN CORTÉS



Joaquín Pedraja Reyes conhecido como Joaquín Cortés (Córdoba, 22 de fevereiro de 1969) é um bailarino de flamenco, coreógrafo, produtor e diretor espanhol de origem cigana.
Nasceu em Córdoba em 1969 no seio de uma família cigana. Logo se mudou para viver em Madri. onde aos doze anos começou seus estudos de dança. Aos quatorze anos de idade foi admitido como membro do Ballet Nacional de España.  Joaquím Cortés viajou com essa companhia por muitas cidades do mundo, dançando em teatros importantes como o Metropolitan Opera House de Nova Iorque no Palácio do Congressos do Kremlin de Moscou. Aos dezesseis anos ascende à categoria de solista e durante os três próximos anos atua como primeiro bailarino. 

Em 1988 com dezenove anos decide abandonar o Ballet Nacional de España, é quando, então, é convidado a participar da gala "Géants de danse" no Teatro Champs Elyseés de Paris, junto a figuras de porte como Maya Plisetskaya, Sylvie Guillem e Peter Schmalfuss entre outras muitas estrelas de dança. 

Nessa época também criou a coreografia da ópera "Carmen" para a Arena de Verona (Itália). Também participou do Festival Flamenco de Verano de Tokio (Japão) e das galas do Lincoln Center de Nova Iorque (EUA). Sendo aclamado pela crítica e pelo público decide criar sua própria companhia: "Joaquín Cortés Ballet Flamenco". 

Em 1992 cria sua primeira obra "Cibayi" e com ela estreia no Teatro Champs Elyseés de Paris.
Cibayi foi a consagração popular do artista, sendo a antecipação exata do que seria seu estilo: espetacular, enigmático e vanguardista, mas com detalhes e flashes de beleza singular.

Joaquín Cortés tem sido nomeado por diversas listas internacionais especializadas como um dos DEZ MELHORES BAILARINOS DA HISTÓRIA A NÍVEL MUNDIAL. Ele mudou por completo a história do flamenco e da dança espanhola, levando a sua arte para o mundo todo e contribuindo a esse patrimônio um estilo próprio.

Joaquín Cortés ultrapassou fronteiras, conseguindo, inclusive, o reconhecimento da UNESCO, a qual,  em 2009, nomeou seu legado artístico como "Patrimônio Universal da Humanidade".


Na sequência dois vídeos de uma apresentação em que Joaquín Cortés mostra todo o seu talento na arte da dança.


Fonte: http://es.wikipedia.org/wiki/JoaquinCortes


Joaquín Cortés 1/2




Joaquín Cortés 2/2

Nenhum comentário:

Postar um comentário