domingo, 28 de setembro de 2014

Fotografia: TON KOENE


Ton Koene (Holanda, 1963) é formado em prática humanitária pela universidade de Oxford. Após graduar-se em 1989, trabalhou por 16 anos para a  Médicos Sem Fronteiras (MSF), principalmente como Chefe de Missão em doze áreas de conflito, como o Afeganistão, a Somália, Bósnia, Chechênia, Angola e Sudão. Ele foi responsável por todas as operações humanitárias nesses países.

Koene se viu cada vez mais atraído para a fotografia e em 2006 pediu demissão do MSF e começou a trabalhar como fotojornalista freelancer. Ele continuou a viajar para países em conflito, trocando, assim, a seringa por uma câmera. Suas fotos documentárias cobriram temas como prostituição na Nigéria, mineração de carvão na Bulgária, a desnutrição na Somália, o genocídio em Darfur e os Inuítes do Pólo Norte. Humanitarismo sempre foi o foco principal em seu trabalho.

As fotos de Koene foram publicadas em várias revistas e jornais internacionais, e seus arquivos de fotos são representados por agências do mundo todo. Desde que começou como fotógrafo profissional, Koene produziu cinco álbuns e um livro (como sobreviver em países perigosos).

Koene é um fotógrafo autodidata. Em sua opinião, um olho afiado, paixão pela fotografia e saber lidar com as pessoas são os ingredientes mais importantes para o sucesso.

Abaixo alguns de seus trabalhos.





Ciganos, Bulgária





Minas Terrestres, Afeganistão





Série Recrutas em um Centro de Tratamento Policial (Afeganistão)

Com esse trabalho, Ton Koene ganhou o segundo lugar no concurso de fotografia World Press Photo 2012. Os recrutas são filhos de camponeses que aderiram à polícia por motivo financeiro.





Himbas, Namíbia





Tuvalu, Paraíso Perdido




Xingu child. Ton Koene.

Tribo Xingu, Amazônia, Brasil





Tribo Xingu, Amazônia, Brasil





Tribo Massai, Quênia





Carvão na Bulgária





Magic Circus, Holanda





Darfur, Sudão

Nenhum comentário:

Postar um comentário