Gustav Klimt (Baumgarten, Viena, 14 de julho de 1862 - Viena, 6 de fevereiro de 1918) foi um pintor simbolista austríaco.
Em 1876 estudou desenho ornamental na Escola de Artes Decorativas. Associado ao simbolismo(¹) , destacou-se dentro do movimento Art Noveau(²) austríaco e foi um dos fundadores do movimento da Secessão de Viena, que recusava a tradição acadêmica nas artes, e do seu jornal, Ver Sacrum.
A obra de Klint passa por fases diferentes: a primeira é marcada por um caráter histórico-realista, também associada à dualidade de Viena (realidade e ilusão), desta época datam os desenhos para as alegorias "A escultura" e "A Tragédia" (1896 e 1897).
Na primeira década do século XX o expressionismo faz com que o estilo dourado de Klimt deixe de ser usado. Em 1909 Klim parte para Paris onde toma contacto com as obras de Toulouse-Lautrec e com o fauvismo (³) . A partir de então, Klimt passa a usar cenários menos elaborados, deixando de lado os motivos geométricos e a sumptuosidade do ouro. Nesta fase pinto "O Chapéu de Plumas Negras" (1910); "A Vida e a Morte" (1916); "A Virgem" (1913), surgem também pinturas de jardins, paisagens campestres e do Castelo Kammer, que refletem as influências do cubismo que surgia então. Há a inclusão de elementos naturais (a água, a vegetação), bem como de construções.
As últimas obras de Klimt voltam-se para um lado mais erótico, claramente assumido. No seu atelier passeiam-se sempre algumas modelos nuas que ele observa e vai desenhando. Daí resultam mais de 3000 desenhos. Disso são exemplo os desenhos das suas modelos em poses e atitudes mais íntimas: "Mulher Sentada com as Coxas Abertas", "Adão e Eva", "A Noiva" e "Masturbação Feminina". Na época acusaram Klimt em Ornamentação e Crime do seu exagero erótico. Para Klimt, a ornamentação enriquece o real.
Com a morte de sua mãe em 1915 também a sua paleta fica mais sombria, e as paisagens tendem para a monocromia.
Klimt morreu a 6 de fevereiro de 1918 de apoplexia, uns meses antes do colapso do Império Austro-Húngaro, e foi enterrado no Cemitério de Hietzing (Viena). Deixou uma série de obras inacabadas, entre elas "Adão e Eva", "O Retrato de Johanna Staude" e "A Noiva".
Com a morte de sua mãe em 1915 também a sua paleta fica mais sombria, e as paisagens tendem para a monocromia.
Klimt morreu a 6 de fevereiro de 1918 de apoplexia, uns meses antes do colapso do Império Austro-Húngaro, e foi enterrado no Cemitério de Hietzing (Viena). Deixou uma série de obras inacabadas, entre elas "Adão e Eva", "O Retrato de Johanna Staude" e "A Noiva".
"Não me interessa minha própria personalidade como objeto de um quadro, muito mais me interessam outras pessoas, em especial mulheres, outras aparências... estou convencido de que como pessoa não sou especialmente interessante". (Gustav Klimt)
Abaixo algumas de suas obras e na sequência vídeo com outros trabalhos do artista.
O GIRASSOL, 1906 - 1907
FRISO DE BEETHOVEN (parte), 1902
A pintura foi desenvolvida em três paredes com comprimento total de 24 m e a nona sinfonia de Beethoven foi sua inspiração. As três paredes, assim como a música, são divididas em uma sequência coerente: "O anseio da felicidade" colide com "as forças hostis" e triunfa com a "ode à alegria".
Técnica: caseína em estuque
Dimensões: 24 m x 200 cm
Localização: Palácio da Secessão, Viena
JUDITH, 1901
Técnica: óleo sobre tela
Dimensões: 84 cm x 42 cm
Localização: Osterreichesche Galerie Belvedere, Viena
RETRATO DE MADA PRIMAVESI, 1912
Retrato de Helene Klimt (sua neta), 1898
Abaixo algumas de suas obras e na sequência vídeo com outros trabalhos do artista.
(¹) Simbolismo: movimento literário da poesia e das outras artes que surgiu na França, no final do século XIX, como oposição ao Realismo, ao Naturalismo e ao Positivismo da época.
(²) Art Noveau: Tradução em português "Arte Nova", é uma reação à arte acadêmica do século XIX e inspirado principalmente por formas e estruturas naturais, não somente em flores e plantas, mas também em linhas curvas.
(³) Fauvismo: derivação do termo francês fauves - fera - movimento artístico que utilizava cores violentas, de forma arbitrária.
Fonte: http://es.wikipedia.org/wiki/Gustav_Klimt
O BEIJO, 1907-1908
Provavelmente sua obra mais conhecida, pertence ao período designado de fase dourada da criação do autor. A auréola que envolve o casal é definida pelo contorno masculino com as suas costas, simbolizando a masculinidade no pescoço forte do homem que impõe o movimento. A mulher, ao contrário, é representada de forma passiva, ajoelhada em frente ao homem, num gesto claro de subordinação.
Técnica: óleo e folha de ouro sobre tela
Dimensões: 180 cm x 180 cm.
Localização: Osterreichische Galerie Belvedere, Viena.
AS VIRGENS, 1912 - 1913
Técnica: óleo sobre tela
Dimensões: 190 cm x 200 cm
Localização: National Gallery in Prague
IGREJA EM CASSONE, 1913
O GIRASSOL, 1906 - 1907
FRISO DE BEETHOVEN (parte), 1902
A pintura foi desenvolvida em três paredes com comprimento total de 24 m e a nona sinfonia de Beethoven foi sua inspiração. As três paredes, assim como a música, são divididas em uma sequência coerente: "O anseio da felicidade" colide com "as forças hostis" e triunfa com a "ode à alegria".
Técnica: caseína em estuque
Dimensões: 24 m x 200 cm
Localização: Palácio da Secessão, Viena
JUDITH, 1901
Técnica: óleo sobre tela
Dimensões: 84 cm x 42 cm
Localização: Osterreichesche Galerie Belvedere, Viena
RETRATO DE MADA PRIMAVESI, 1912
Retrato de Helene Klimt (sua neta), 1898
Gustav Klimt - obras
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