Antoni Gaudí i Cornet (Reus ou Riudoms, 25 de junho de 1852 - Barcelona, 10 de junho de 1926) foi um famoso arquiteto catalão e figura de ponta do Modernismo catalão. As obras de Gaudi revelam um estilo único e individual e estão em sua maioria na cidade de Barcelona.
Grande parte da obra de Gaudi é marcada pelas suas grandes paixões: arquitetura, natureza e religião. Gaudi dedicava atenção aos mais ínfimos detalhes de cada uma das suas obras, incorporando nelas uma série de ofícios que dominava: cerâmica, vitral, ferro forjado e marcenaria.
Introduziu novas técnicas no tratamento de materiais, como o trencadís, realizado com base em fragmentos cerâmicos.
Depois de vários sob influência de neogótico e de técnicas orientais, Gaudi tornou-se parte do movimento modernista catalão, que atingiu o seu apogeu durante o final do século XIX e início do século XX. O conjunto da sua obra transcende o próprio movimento, culminando num estilo orgânico único inspirado na natureza. Gaudi raramente desenhava projetos detalhados, preferindo a criação de maquetes e modelava os detalhes à medida que os concebia.
A obra de Gaudi é amplamente reconhecida internacionalmente e objeto de inúmeros estudos, sendo apreciada não só por arquitetos como pelo público em geral. A sua obra-prima, a inacabada Sagrada Família, é um dos monumentos mais visitados de Espanha. Entre 1984 e 2005, sete das suas obras foram classificadas como Património Mundial pela Unesco. A devoção católica de Gaudi intensificou-se ao da sua vida e a sua obra é rica no imaginário religioso, o que levou que fosse proposta a sua beatificação.
"A criação continua incessantemente através dos meios de comunicação do homem. Mas o homem não cria... descobre. Os que buscam as leis da natureza como um apoio para suas novas obras colaboram com o criador. Copiadores não colaboram. Devido a isto, a originalidade consiste em regressar á origem. (Antoni Gaudí)
Abaixo algumas de suas principais obras e na sequência o documentário em espanhol Arquitectura Modernista en Barcelona.
Abaixo algumas de suas principais obras e na sequência o documentário em espanhol Arquitectura Modernista en Barcelona.
Fachada de La Pedrerá (também conhecida como "Casa Milá"
Construída entre os anos 1905 e 1907
Está situada no nº 92 do Passeig de Gracia, Eixample, Barcelona
O edifício é conhecido por não possui quaisquer linhas retas e atualmente está incluído na lista de patrimônio mundial da Unesco.
Pátio interno de La Pedrera
Escadaria interna de La Pedrera
Interior de La Pedrera
Interior de La Pedrera
Interior de La Pedrera
Interior de La Pedrera
El Capricho
Projetado em 1883 e construído sob a direção do arquiteto Cascante Colom, está localizado em Comillas, Cantábria
Construído para servir como casa de verão, a construção está inacabada devido à pressa que o proprietário tinha de ali viver.
Entrada principal de EL Capricho
Interior de El Capricho
Interior de El Capricho
Interior de El Capricho
Interior de El Capricho
Templo Expiatório da Sagrada Familia
Grande templo católico da cidade catalã de Barcelona
Considerado por muitos críticos como a obra prima do arquiteto.
Fachada de La Sagrada Família
O projeto foi iniciado em 1882 e assumido por Gaudi em 1883, quando tinha 31 anos de idade, dedicando-lhe os seus últimos 40 anos de vida. A construção foi suspensa em 1936 devido à Guerra Civil Espanhola e não se estima a conclusão para antes de 2026, centenário da morte de Gaudi.
Interior de La Sagrada Família
Abóbada interior de La Sagrada Família
Detalhes da Fachada de La Sagrada Família
Interior de La Sagrada Família
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Templo_Expiatorio_da_Sagrada_Famlia
Antoni Gaudí - Arquitectura Modernista en Barcelona (2002)
Nenhum comentário:
Postar um comentário