domingo, 4 de janeiro de 2015

Pintura: FERNANDO BOTERO


Fernando Botero é um pintor, escultor e desenhista colombiano que nasceu em Medellín em 19 de abril de 1932.

As obras de sua autoria levam impresso um original estilo figurativo neo-renascentista contemporâneo, denominado por alguns como "boterismo", o qual lhes dá uma identidade inconfundível e comovedora, e se caracterizam pela interpretação que dá o artista a diversas temáticas universais (o ser humano, a mulher, o homem, seus sentimentos, paixões, dores, crenças, vícios, costumes, seu cotidiano, suas relações interpessoais, mitos, lendas, manifestações culturais, assim como dramas, acontecimentos e personagens históricos, sociais e políticos, ícones da arte, até objetos, animais, paisagens e a natureza em geral), com uma volumetria exaltada, que impregna de um especial caráter tridimensional, assim como de força e sensualidade à obra, junto a uma concepção anatômica particular, uma estética que, cronologicamente, poderia enquadrar-se entre os anos trinta e quarenta no ocidente, em temáticas que podem ser contemporâneas ou passadas, mas com vocação universal, com um uso vivaz e magistral da cor, ao estilo da escola veneziana renascentista, e finos detalhes de crítica mordaz, ironia e sutileza.

Desde seu início, Botero recorreu a cenas costumeiras, inicialmente com uma pincelada solta de cores escuras, (com ocasionais contrastes fortes) próximo ao expressionismo, e desde os anos sessenta recorreu a pincelas mais fechadas, com figuras e contornos mais definidos. 

Em sua obra recente, Botero recorreu tematicamente à situação política colombiana e mundial. Por exemplo, a série sobre "Abu Ghraib" é composta por 78 quadros que representam os horrores da tortura e da guerra, relacionadas com a invasão dos Estados Unidos ao Iraque e os acontecimentos na Prisão de Abu Ghraib a partir das declarações das pessoas ali torturadas.

"Quando começas uma pintura, é algo que está fora de ti. Ao terminá-la, parece que estavas instalado dentro dela". (Fernando Botero)

Abaixo algumas de suas obras e na sequência vídeo em espanhol "El Mundo Rotundo de Fernando Botero".




A Orquestra (1991)
Técnica: óleo sobre tela



FAMOSOS DE COLOMBIA: FERNANDO BOTERO | Fernando Botero
O Desfile (2000)
Técnica: óleo sobre tela



 Família Colombiana (1999)
Técnica: pintura a óleo
Dimensões: 195 x 165cm



Arnolfini (1970)
Interpretação de um dos quadros mais famosos do pintor flamengo Jan Van Eyck - Retrato do Casal Arnolfini de 1434.



Dançarinos



O Banho (1989)
Dimensões: 249 x 205cm




Mona Lisa (1978)
Localização: museu Botero, Bogotá, Colômbia



O Massacre





Jogo de Cartas (2003)



O Cavalo
Localização: Medellín, Colômbia



Archivo:Botero.La mano.JPG
A Mão
Localização: Paseo de la Castellana, Madrid, Espanha



A Maternidade
Localização: Oviedo, Espanha


Fonte: http://es.wikipedia.org/wiki/Fernando_Botero

El mundo rotundo de Fernando Botero

Nenhum comentário:

Postar um comentário