O filme é memorável por sua trilha sonora, resultado da associação feita por Kubrick entre o movimento de satélites e os dançarinos de valsas, o que o levou a usar Danúbio Azul, de Johann Strauss II e o famoso poema sinfônico de Richard Strauss, Also Sprach Zarastruta, para mostrar a evolução filosófica do Homem, teorizado no trabalho de Friedrich Nietzsche de mesmo nome.
Apesar de ter sido recebido inicialmente de forma mista, 2001: Uma Odisseia no Espaço é atualmente reconhecido pela crítica e pelo público como um dos melhores filmes já feitos. Foi indicado a quatro Oscars, recebendo um por melhores efeitos visuais. Em 1991 foi considerado "culturalmente, historicamente ou esteticamente significante" pela Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos para ser preservado no National Film Registry.
Com o objetivo de definir o filme para além do padrão "monstros e sexo" dos filmes de ficção científica da época, Kubrick usou Odisseia de Homero, como inspiração para o título. "Nos ocorreu", disse ele, "que para os gregos, as vastas extensões do mar devem ter tido o mesmo tipo de mistério e de afastamento que o espaço tem para a nossa geração".
"2001" diz Kubrick, "é basicamente uma experiência visual e não verbal" que evita a palavra dita para alcançar o subconsciente do espectador de um modo essencialmente poético e filosófico. O filme é uma experiência subjetiva que "acerta o espectador em um nível interior de consciência, como a música ou a pintura".
Enredo
O filme consiste de quatro grandes seções, todas, com a exceção da segunda, introduzidas por letreiros:
A Aurora do Homem: a evolução de uma tribo de homens-macacos após encontrarem um monólito negro.
AMT- 1: a expedição de um grupo de cientistas a uma base na órbita da Terra para estudar um artefato recém-encontrado, um monólito parecido com o que os homens-macacos ao início encontraram.
Missão Júpiter: Um grupo de astronautas entra em conflito com o computador central de sua nave, a qual parece ter vida própria e monitora o movimento de todos os tripulantes. Ao fim, uma mensagem gravada do dr. Floyd, um dos cientistas da expedição anterior, chega a um dos astronauta informando a existência de dois monólitos, um na lua e outro em Júpiter, e ao que tudo indica há uma ligação entre esses dois artefatos.
Júpiter e Além do Infinito: Nesta última seção, o cientista se depara com o monólito em Júpiter e a partir dali ele sofre toda uma experiência de transformações física e psicológica.
Elenco
Keir Dullea como Dr. David Bowman
Gary Lockwood como Dr. Frank Pool
William Sylvester como Dr. Heywood R. Floyd
Douglas Rain como a voz do robô Hall 9000
Donald Richter como chefe macaco
Leonard Rossiter como Dr. Andrei Smyslov
Margaret Tyzack como Elena
Robert Beatty como Dr. Ralph Halvorsen
Frank Miller como controlador do avião
Edward Bishop como capitão da nave lunar
Edwina Carrol como comissária de bordo da Aries
Penny Brahms como comissária de bordo
Heather Downham como comissária de bordo
Alan Gifford como pai de Poole
Ann Gillis como mãe de Poole
Vivian Kubrick como filha de Floyd
Kenneth Kendall como anunciante da BBC.
Em 2015, o realizador Steven Soderbergh fez uma nova edição do filme com 50 minutos a menos.
http://pt.wikipedia.org/wiki/2001:_A_Space_Odyssey
Trecho do Filme "2001 - Uma Odisseia no Espaço"
Nenhum comentário:
Postar um comentário