Sandra Guinle nasceu no interior de São Paulo, na cidade de Monte Mor. Neta de índios e filha de artesã, a artista diz que saiu do mato, mas o mato nunca saiu dela. Conhecida por sua simplicidade e seu vocabulário fácil ao falar, Sandra diz que sua infância feliz e livre é a principal inspiração de seu trabalho.
Sandra Guinle iniciou seus estudos nas Artes Plásticas a partir de 1997 quando cursou desenho, pintura, cerâmica e história da arte na Arquitec/Campinas. Na escola do Parque Lage frequentou cursos de desenho e pintura. Na área da escultura a artista é uma autodidata, não tendo feito nenhum curso específico. O gosto por essa arte veio ainda de menina quando fazia esculturas de barro enquanto sua mãe lavava roupa. A pedido de sua mãe, ela fazia toda a sorte de pequenas esculturas.
Utilizando o bronze e o barro como matérias principais em suas obras, a artista refaz a própria infância e a de muitas outras crianças de sua época.
Sandra Guinle preza pelo acesso às suas obras através do toque, proporcionando assim às pessoas, e principalmente ao deficiente visual, a oportunidade de percebê-las pelo tato. Ela também oferece em suas exposições oficinas voltadas a crianças portadoras ou não de necessidades especiais, monitoradas por arte-educadores, leitura ao vivo com contadores de histórias e temas de obras escritos em braile.
A artista doou para o projeto social "Crianças em Paz" uma escultura em bronze denominada "a menina dos balões encantados", que atualmente se localiza na praça Nossa Senhora da Paz em Ipanema no Rio de Janeiro e mede 1.90m de altura.
Sandra Guinle está entre as três mulheres mais influentes no campo das artes no Brasil, prêmio dado pela Gazeta Mercantil, Jornal do Brasil e Revista Forbes.
"Num país onde muitos se dizem "grandes" e as pessoas parecem sempre estar à procura de um ídolo, continuo entendendo e tendo toda a certeza que grande é só Deus e que enquanto for assim pequenina, sempre caberei nas asas do meu patrocinador e Criador". (Sandra Guinle)
Abaixo alguns de seus trabalhos.
Amarelinha (série Cenas Infantis), 2006
Material: bronze
Dimensões: 21 x 12 x 30cm
Bamboleando, 2005
Material: bronze
Dimensões: 40 x 27 x 17
Abraço (série maternidade)
Material: bronze
Thaty e o Beija-flor (série Poesia em Bronze), 2007
Material: bronze
Bolinhas de Sabão, 2003
Material: bronze
Dimensões: 35 x 28 x 30cm
Uupa (série Maternidade)
Material: bronze
Ciranda Mágica, 2003
Material: bronze
Dimensões: 27 x 43 x 43cm
http://www.sandraguinle.com.br/portfolio.phpsessao=Portfolio
http://www.sandraguinle.com.br/REVISTA_AVISALA_EM_PDF.pdf
Sandra Guinle - ARTISTA sensível,com sua infância, com seu projeto com as crianças que convive!!!Estou encantada com seu lindo trabalho e sua sensibilidade; e como expressa esses sentimentos de leveza, paz, criatividade.Quem convive tão perto de ti, é privilegiado nesse âmbito de tanta estética e delicadeza na escultura de como representa a arte infantil .Parabéns pelo trabalho que tanto faz com perfeição!MARIA IVONETE SIMOCELLI - prof de Artes Visuais - Trabalho na SEMED - Educação - Campo Grande/MS - simocelli@gmail.com
ResponderExcluir