8 ¹/2 é um filme franco-italiano de 1963, do gênero drama, dirigido por Federico Fellini e com trilha musical assinado pelo compositor Nino Rota.
Oito e meio é um filme autobiográfico, com muitas cenas retiradas da vida do próprio autor. Segundo o próprio Fellini, algumas cenas foram concebidas através de seus sonhos. O título do filme é uma referência à carreira do próprio diretor, que até então já havia dirigido seis longas-metragens, dois episódios de filmes e havia co-dirigido um longa-metragem.
Fellini chegou a cogitar a possibilidade de escalar o ator Laurence Olivier como o protagonista de Oito e meio, mas acabou optando por Marcello Mastroianni.
Sinopse
O filme retrata a crise de criatividade de um cineasta chamado Guido Anselmi, que demonstra um certo esgotamento no seu estilo de vida e resolve se internar em uma estação-de-águas para buscar inspiração.
Usa de uma estratégia engenhosa para contornar o bloqueio criativo que ( conta-se ) o próprio Fellini estaria sentindo: contar a própria dificuldade de realizar um filme. E ainda obter o prestígio de fazer um filme metalinguístico, que usa a linguagem do cinema para comentar um filme que seus personagens estão fazendo.
O filme tem grandes influências da psicanálise jungiana, da qual Fellini era um entusiasta. Um exemplo é o grande foco nos sonhos do protagonista para explicar sua persona e acontecimentos de sua infância. O uso da fotografia preta e branca também serve para reforçar o conceito jungiano de sombra.
Elenco
Marcello Mastroiani.... Guido Anselmi
Claudia Cardinale... Claudia
Anouk Aimée... Luisa Anselmi
Sandra Milo.... Carla
Rossella Falk... Rossella
Barbara Steele... Gloria Morin
Madeleine LeBeau... Madeleine, a atriz francesa
Caterina Boratto.... mulher misteriosa
Eddra Gale.... La Saraghina
Guido Alberti... Pace, o diretor
Mario Conocchia... Conocchia, o diretor de produção
Bruno Agostini... o secretário de produção
Cesarino M. Picardi... Cesarino
Principais prêmios e indicações
Oscar 1964 (EUA)
- venceu nas categorias de melhor filme estrangeiro e melhor figurino - preto e branco para Piero Gherardi.
- recebeu ainda outras três indicações, nas categorias de melhor diretor, melhor roteiro original e melhor direção de arte - preto e branco.
Bafta 1964 (Reino Unido)
- recebeu uma indicação na categoria de melhor filme.
Festival de Moscou 1963
- ganhou o Grand Prix.
Prêmio Bodil 1964 (Dinamarca)
- venceu na categoria de melhor filme europeu.
Prêmio NYFCC 1963 (EUA)
- venceu na categoria de melhor filme estrangeiro.
https://pt.wikipedia.org/wiki/81/2
TRAILLER 8 1/2
Nenhum comentário:
Postar um comentário