Ígor Fiódorovitch Stravinsky (Oraniembaum, 17 de junho de 1882 - Nova Iorque, 6 de abril de 1971) foi um compositor, pianista e maestro russo, considerado por muitos um dos compositores mais importantes e influentes do século XX. Foi o arquétipo do russo cosmopolita, escolhido pela revista Time como uma das cem pessoas mais influentes do século. Além do reconhecimento que obteve pelas suas composições, ficou ainda famoso como pianista e maestro, estando nessa condição muitas vezes nas estreias de suas obras.
A carreira de compositor de Stravinski foi notável pela sua diversidade estilística. Inicialmente adquiriu fama internacional com três ballets encomendados pelo empresário Sergei Diaghilev e executados pelos Ballets Russes de Diaghilev: L'Oiseau de Feu ("O Pássaro de Fogo") (1910), Petrushka (1911-1947), e Le Sacre du Printemps ("A Sagração da Primavera") (1913). A Sagração cuja estreia provocou um motim, transformou o modo de pensamento dos compositores posteriores acerca da estrutura rítmica, e foi largamente responsável pela reputação duradoura de Stravinski enquanto revolucionário musical, forçando as fronteiras do design musical.
Após esta fase inicial russa, Stravinski virou-se para o neoclassicismo na década de 1920. As obras deste período tendem a utilizar as formas musicais tradicionais (concerto grosso, fuga, sinfonia), frequentemente disfarçadas com um veio de emoção intensa sob uma aparência superficial de distanciamento ou austeridade, muitas vezes prestando tributo à música de mestres anteriores, como J. S. Bach e Tchaikovsky.
Nos anos 1950 adotou os procedimentos do serialismo, utilizando as novas técnicas ao longo de seus últimos vinte anos. As composições de Stravinski deste período tem pontos em comum com toda a sua produção anterior: energia rítmica, a construção de ideias melódicas desenvolvidas a partir de algumas células de duas ou três notas, e clareza de forma, instrumentação e expressão vocal.
Também publicou vários livros ao longo de sua carreira, quase sempre com a ajuda de um colaborador, por vezes não nomeado. Na sua autobiografia em 1936, Chronicles of my Life, escrita com a ajuda Walter Nouvel, Stravinski incluiu a sua famosa declaração de que "a música é, pela sua própria natureza, essencialmente impotente para expressar seja o que for". Muitas entrevistas na qual o compositor conversou com Robert Craft foram publicadas como Conversations with Igor Stravinsky. Colaboraram ainda em mais cinco volumes adicionais durante a década seguinte.
A SAGRAÇÃO DA PRIMAVERA
Em nota enviada ao condutor Serge Koussevitzky em fevereiro de 1914, Stravinski descreveu A Sagração da Primavera como um "trabalho musical coreografado, representando a Rússia pagã... unificada por uma ideia única: o mistério e a grandeza do surgimento do poder criativo da Primavera". Em sua análise da Sagração, Pieter van den Toorn escreve que o trabalho carece de sinopse específica e narrativa, e deve ser considerado como uma sucessão de cenas coreografadas apenas.
Parte I - Adoração da Terra
Introdução - antes da subida das cortinas, inicia-se uma introdução orquestral, sendo de acordo com Stravinsky, "um enxame de flautas de primavera".
Presságios da Primavera - a celebração da primavera começa nas colinas. Uma velha entra e começa a prever o futuro.
Ritual de Abdução - as jovens chegam vindo do rio e começam a realizar a "dança da abdução".
Círculos da Primavera - as jovens dançam o Khorovod, o "círculo da primavera".
Ritual das Tribos Rivais - as pessoas se dividem em dois grupos opostos, e começam "o ritual das tribos rivais".
Procissão dos Sábios: O Sapiente - uma procissão santa lidera a entrada dos anciões sábios, presidido pelo Sapiente que pausa os rituais e abençoa a terra.
Dança da Terra: as pessoas iniciam uma dança passional, santificando e unificando-se com a terra.
Parte II - O Sacrifício
Introdução
As Rodas Misteriosas das jovens meninas - as jovens iniciam jogos misteriosos, andando em círculos.
Regozijo dos Escolhidos - uma das jovens é selecionada à sorte, sendo pega duas vezes na roda permanente, e é glorificada como "A Escolhida" com uma dança matrimonial.
Invocação dos Ancestrais - em dança breve, as jovens invocam os ancestrais do povo.
Rituais dos Ancestrais - a jovem Escolhida é confiada aos cuidados dos anciões sábios.
Dança do Sacrifício - a Escolhida dança até a morte na presença dos anciões na grande "Dança do Sacrifício".
https://pt.wikipedia.org/wiki/Ígor_Stravinski
https://pt.wikipedia.org/wiki/Le_Sacre_du_Printemps
IGOR STRAVINSKY - A SAGRAÇÃO DA PRIMAVERA - COREOGRAFIA POR VASLAV NIJINSKY -VERSÃO 1913 -...
Nenhum comentário:
Postar um comentário