Gian Lourenzo Bernini ou simplesmente Bernini (Nápoles, 7 de dezembro de 1598 - Roma, 28 de novembro de 1680) foi um eminente artista do barroco italiano, trabalhando principalmente na cidade de Roma. Distinguiu-se como escultor e arquiteto, ainda que tivesse sido pintor, desenhista, cenógrafo e criador de espetáculos de pirotecnia. Esculpiu numerosas obras de arte presentes até os dias atuais em Roma no Vaticano.
Bernini possuía a habilidade de criar em suas esculturas cenas narrativas muito dramáticas, de captar intensos estados psicológicos e também de compor conjuntos esculturais que transmitem uma magnífica grandeza. Sua habilidade para talhar o mármore o levou a ser considerado um digno sucessor de Michelângelo, muito acima de seus conterrâneos e especialmente de seus grandes rivais, Alessandro Algardi e Francesco Borromini. Seu talento se estendeu além da escultura, e foi capaz de sintetizar de maneira brilhante a escultura com a pintura e a arquitetura. Homem profundamente religioso que pôs sua arte a serviço da Contrarreforma, Bernini usou a luz como um destacado recurso metafórico que completa suas obras, em ocasiões com pontos de iluminação invisíveis que intensificam o foco da adoração religiosa ou amplificam a dramatização da narrativa escultural.
Durante sua extensa carreira, Bernini recebeu numerosos encargos de grande relevância, várias deles por parte do papado. Ainda novo, chamou a atenção do cardeal-sobrinho Scipione Caffarelli Borghese, sobrinho do papa, e em 1621, com tão somente 23 anos de idade, foi nomeado cavaleiro pelo Papa Gregorio XV. Realizou as obras mais destacadas durante o pontificado de Urbano VIII e, ainda que não tivesse tido tanta proeminência durante Inocêncio X, voltou a gozar do favor dos pontífices Alejandro VII e Clemente IX.
A reputação do legado de Bernini diminuiu durante o Neoclassicismo, que desprestigiava o Barroco. Teve de esperar até o século XIX para que, durante a busca de uma compreensão do contexto em que trabalhou Bernini, fosse reconhecido seu logro artístico e restaurada sua reputação. Na opinião do historiador de arte Howard Hibbard, durante o século XVII "não houve escultores ou arquitetos comparáveis a Bernini".
Abaixo alguns de seus mais conhecidos trabalhos.
http://es.wikipedia.org/wiki/Gian_Lorenzo_Bernini
Balcões de pilar da abóbada da basílica de São Pedro (1633-40)
São Longuinho (1631-1638)
Dimensões: 4,40m
Localização: basílica de São Pedro, Vaticano
Material: mármore
Apolo e Dafne (1622-1625)
Dimensões: 2,43m de altura
Localização: Galeria Borghese, Roma, Itália
Material: mármore
O Rapto de Proserpina, (1621-22)
Dimensão: 2,25
Localização: Galerie Borghese, Roma
Material: mármore
Netuno e Tristão - 1620
Dimensão: 1,82m
Localização: Museu Vitória e Alberto
Material: mármore
Cristo Escarnecido (1644-49)
Material: óleo em tela
Coleção Particular
Técnica: óleo em tela
Localização: National Gallery, Londres
Fonte dos Quatro Rios, (1648-51)
Localização: Piazza Navona, Roma
Os Gigantes de mármore que compõem a fonte são alegorias dos quatro rios principais no mundo (Nilo, representando a África, Ganges, representando a Ásia, Danúbio, representando a Europa e o Río De la Plata, representando a América), e são coroados por um grande obelisco egípcio de Domiciano.
Fonte dos Quatro Rios vista de perto
Igreja de Assunta (1662-64)
Localização: Ariccia, província de Roma
Material: mármore
Praça de São Pedro
Desenhada por Bernini em estilos clássico e barroco, possui um obelisco central de 40 metros de altura e é rodeada por 140 estátuas de santos e mártires, papas e fundadores de ordens religiosas. Possui dois espaços, o primeiro, a Piazza Obliqua, tem forma de uma elipse rodeada por colunatas que se abrem como num grande abraço maternal e simbolizam a igreja mãe, e o segundo, a Piazza Retta, em frente à basílica de São Pedro.
Vista parcial da praça de São Pedro
BERNINI ARQUITECTURA Y ESCULTURA BARROCA ITALIANA
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