François-Auguste-René Rodin (Paris, 12 de novembro de 1840 -Meudon, 17 de novembro de 1917), mais conhecido como Auguste Rodin, foi um escultor francês.
Esculturalmente, Rodin possuía uma capacidade única em modelar uma superfície complexa, turbulenta, profundamente embolsa em argila. Muitas de suas esculturas mais notáveis foram duramente criticadas durante sua vida. Eles entraram em confronto com a tradição da escultura da figura predominante, onde as obras eram decorativas, estereotipadas, ou altamente temáticas. Seu trabalho mais original partiu de temas tradicionais da mitologia e da alegoria, modelando o corpo humano com realismo, e celebrando o caráter individual e fisicalidade. Rodin era sensível à controvérsias em torno de seu trabalho,m mas se recusou a mudar seu estilo. Sucessivas obras trouxeram aumentos de favores do governo e da comunidade artística.
Do inesperado realismo de sua primeira grande figura - inspirada por sua viagem à Itália em 1875 - para os memoriais não convencionais cujas comissões mais tarde ele procurou, sua reputação cresceu, de tal forma que se tornou o escultor francês proeminente de seu tempo. Em 1900, ele era um artista de renome mundial. Clientes particulares ricos procuraram seus trabalhos após sua mostra na Exposição Universal, e ele fez companhia com uma variedade de intelectuais e artistas de alto nível. Ele se casou com sua companheira ao longo da vida, Rose Beuret, no último ano de vida de ambos. Suas esculturas sofreram um declínio de popularidade após a sua morte em 1917, mas dentro de algumas décadas, o seu legado se solidificou. Rodin continua a ser um dos poucos escultores conhecidos fora da comunidade das artes visuais.
Abaixo algumas de suas principais obras e na sequência vídeo, em que podemos visualizar Rodin trabalhando, e documentário.
O PENSADOR - 1902
- altura 186 cm.
Localizado no Museu Rodin: Paris
- Retrata um homem em meditação soberba, lutando com uma poderosa força interna.
Detalhe de "O Pensador"
O BEIJO - 1887
- Dimensões: 181,5 cm x 112,3
Localizado no Museu Rodin - Paris
Como muito dos mais conhecidos trabalhos de Rodin, incluindo "O Pensador", o casal que se abraça retratado na escultura apareceu originalmente como parte de um grupo no trabalho de Rodin.
João Batista - 1877
Monumental escultura de São João Batista, o pregador.
Ainda que os pés estejam firmemente fixos sobre o pedestal, o trabalho mostra a dinâmica impressão de alguém que resolutamente segue seu caminho enquanto prega.
Monumental escultura de São João Batista, o pregador.
Ainda que os pés estejam firmemente fixos sobre o pedestal, o trabalho mostra a dinâmica impressão de alguém que resolutamente segue seu caminho enquanto prega.
Localização; museu D'orsey, Paris
Burgueses de Calais - 1888
Escultura que representa os seis burgueses que em 1337, no início da Guerra dos Cem Anos ofereceram suas vidas para salvar os habitantes da cidade sitiada de Calais.
Atualmente existem vários exemplares desta escultura pelo mundo.
Localização: Porto de Calais
Pedestal dos Titãs - 1878
Suporte para vaso feito por Augusto Rodin, sob a supervisão de seu mestre Albert- Ernest Carrier
Portal do Inferno
- iniciada em 1880 e finalizada apenas em 1917
-180 figuras com dimensões que variam de 15 cm a mais de um metro.
A obra foi encomendada como um conjunto de portais a ser instalado no Museu de Artes Decorativas de Paris, que havia sofrido um incêndio.
Detalhe de "O Portal do Inferno" onde podemos ver um outro exemplar de ''O Pensador''
Detalhe de "O Portal do Inferno"
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Auguste_Rodin
Raro filme de Auguste Rodin trabalhando em seu estúdio em 1915
Esculturas de Auguste Rodin
Nenhum comentário:
Postar um comentário